domingo, 15 de abril de 2012

1º A hora e a vez dos Clássicos: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

    O nome Lewis Carroll, muitas vezes, não traz nada à lembrança, porém dificilmente há uma pessoa que nunca tenha ouvido falar de sua obra mais famosa, Alice no País das Maravilhas.
    A história da menina que por seguir um coelho muito atrasado acaba por cair em sua toca e vai parar em um mundo fantástico foi criada durante um passeio de barco em 4 de julho de 1862, para entreter 3 garotinhas -entre elas estava a Alice real-. Meses depois, Carroll deu à essa Alice um manuscrito com a narrativa inventada, com a seguinte dedicatória " Um presente de Natal para uma criança querida, em memória de um dia de verão".
    Como se vê, Alice no País das Maravilhas foi criado para uma criança. Talvez seja por isso que até hoje muitas pessoas acreditem que essa obra é, exclusivamente, voltada para o público infantil. Porém, ao lê-la atentamente percebe-se que não é bem assim. Lewis Carroll escreve de uma forma amplamente trabalhada e faz de uma história que, em princípio, parece simples, uma mera fantasia de criança, um espetáculo de imagens imerso em elaborados jogos de palavras e complicados desafios de lógica.
    Tais elementos contribuem para que o livro tenha uma atmosfera nonsense. O que quer dizer que as situações não são apresentadas com muito sentido, os diálogos dos personagens, por exemplo, muitas vezes são um amontoado de frases sem nexo. A obra é como uma noite em que se sonha diversas coisas que se ligam sem uma explicação clara.
    A personagem Alice não é uma criança de 7 anos normal. Ela é extremamente crítica e questionadora. Em suas falas existem questionamentos existenciais, políticos e, por vezes, entende coisas que muitos adultos ainda não puderam compreender.
    Segundo alguns críticos, Alice no País das Maravilhas  destina-se à crianças-adulto e a adultos-criança, afinal, tem-se que ser um pouco criança para aceitar mergulhar, sem restrições, em um  mundo completamente diferente do real. E, tem-se que ser um pouco adulto para enxergar tudo que pode existir em cada detalhe desse livro já tão amplamente estudado, mas ainda tão cheio de coisas a serem descobertas.
    
    

10 comentários:

  1. Incrível isso!
    mais um livro que fiquei com muita vontade de ler graças ao seu post.
    adorei saber que existiu a Alice real e que o Carroll criou rapidamente uma história para entreter as crianças durante um passeio.

    ResponderExcluir
  2. Cara Mayara,
    por favor, publique com maior frequencia.
    tive que esperar por mais de um mes para me deliciar com um novo post.

    com carinho,
    do seu fã número 1

    ResponderExcluir
  3. Oi Mayara!
    Adorei o post, parabéns!
    Acredita que até hoje não li esse livro?
    Sempre achei, apesar disso, que ele não é tão infantil assim, exatamente por toda essa questão dos questionamentos existentes, sei que o livro é bem filosófico, até!
    Espero poder lê-lo! O máximo que tenho de contato com a história é o desenho da Disney, que, aliás, eu nunca gostei, acho que tinham muitas mensagens subliminares e, quando eu era criança, não consegui realmente entendê-lo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. olá Mayara,pensei que você tivesse esquecido dos teus leitores é com alegria que vejo que não,há tempos atrás comecei a ler Alice,mas não terminei(faltou a criança)agora,irei retomá-lo com uma visão diferente.
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Por isso que ele ser tornou um clássico, por que mesmo depois de muitos anos ele ainda faz a cabeça de muitas pessoas, hehehe.
    Agora fiquei com vontade de ler.

    Bjs
    Pamela Chris

    Passa no meu blog e comenta: www.pamelachris.blogspot.com ;)

    ResponderExcluir
  6. Sempre tive vontade de ler esse livro, mas por algum motivo, nunca o fiz. Porém, depois de ler essa resenha, simplesmente preciso ler!!!

    Mesmo tendo contato apenas com o desenho e o filme, já é possível perceber que a história é muito mais complexa do que uma história infantil, mas também, é claro, precisa da criança interior para aceitar totalmente o mundo maravilhoso de Alice.

    ResponderExcluir
  7. Acrdita que eu vi esse livro e Alice no país do Espelho por apenas 12 reais e não comprei, eu comprei outro livro no lugar deles, fiquei me odiando por isso pois o livro que eu comprei não era bom. Bem, sempre tem uma proxima vez.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi!!!
    Alice é um dos melhores contos de fada que existe, se não for o melhor.
    Adoro!!!
    Beijos.
    Cida
    http://www.moonlightbooks.net/

    ResponderExcluir
  9. Eu tinha esse filme em video cassete kkkkkkkk
    Muito bom e se ainda passar eu assisto de novo!!

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir